OAB/SE recebe sessão itinerante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva

O plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) sediou nesta quinta-feira, 6, pela primeira vez em Sergipe, uma sessão de julgamento itinerante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

As sessões itinerantes percorrem o país e têm como objetivo aproximar os tribunais regionais do STJD e levar a Justiça Desportiva para perto dos clubes, atletas e advogados que atuam na área.

“Não podemos deixar de valorizar esse momento que a advocacia sergipana está vivendo. Receber essa sessão, em Sergipe, é muito importante porque mostra o protagonismo da nossa instituição e a valorização do esporte sergipano. Há alguns meses nós tivemos um capítulo muito triste na história do futebol sergipano, lançamos uma campanha a favor da paz nos estádios, então, estamos aqui, também, para dar nossa contribuição a sociedade e para valorizar o esporte, que é motivo de integração e inclusão”, afirmou Danniel Costa, presidente da OAB/SE.

A sessão itinerante foi uma promessa do presidente do STJD, José Perdiz, quando esteve em Aracaju no ano passado, durante a Conferência Estadual da Advocacia. Perdiz, durante a sessão, destacou que o esporte tem uma característica social, educacional, econômica e fundamental na formação do cidadão.

“O STJD está muito grato ao povo sergipano, a OAB/SE e a todos que nos honraram com a presença. É muito importante essa aproximação e hoje eu tenho a honra de cumprir uma promessa que fiz quando estive na Conferência: trazer uma sessão itinerante do STJD para Sergipe. Eu vejo o desenvolvimento do esporte sergipano e tenho certeza que o Estado colherá bons frutos no futuro por receber atletas e criar infraestrutura para isso. Sergipe estará na vanguarda em relação a esse apoio que dá aos atletas, e tenho certeza que no mínimo, se não forem atletas campões, serão atletas de bem que poderão ensinar a muitas pessoas como exercer a cidadania em sua maior grandeza”, enfatizou.

Workshop

À tarde, a OAB/SE realizou o Workshop de Direito Desportivo e discutiu temas que envolveram a manipulação de resultados nos jogos e a violência nos estádios. O presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SE, Ramon Rocha, ressaltou a importância de trazer para Sergipe o STJD, a mais alta corte da Justiça Desportiva, e contar com a expertise dos auditores nos debates que ocorram durante o workshop.

“Debatemos os temas mais atuais da justiça desportiva, temas que vem nos preocupando muito, a exemplo da manipulação do resultado de jogos, que o STJD tem atuado de forma contundente na tentativa de coibir essa prática nefasta, que tanto prejudica nosso futebol. Tratamos também sobre a violência nos estádios de futebol que é um tema recorrente e que precisa ser combatido, em nosso estado tivemos recentemente dois episódios que resultaram em mortes”, destacou.

“Foi uma oportunidade única trazer, de forma inédita, para Sergipe a sessão do STJD e abordar temas tão palpitantes do direito desportivo, sendo ministrado pelos próprios auditores com base nos julgamentos que foram proferidos aqui no Tribunal. Que possamos trazer mais eventos como esse para nosso Estado”, finalizou Rocha.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE