Em uma abordagem sobre as redes sociais, a OAB Sergipe realizou nesta quinta-feira, 18, mais um bate-papo através do Conselho Estadual da Jovem Advocacia. O evento contou com a explanação de PH Lisboa, advogado e especialista em empreendedorismo jurídico.
PH falou sobre meios que a jovem advocacia pode utilizar para conquistar os primeiros clientes através das redes sociais. “O marketing jurídico é uma realidade há alguns anos, mas desde o novo provimento sobre publicidade ele se tornou algo indispensável para a jovem advocacia”.
Segundo o palestrante, algumas formas de utilizar o marketing jurídico na internet, com o devido respeito à ética profissional, são a produção de vídeos nas redes sociais, a criação de artigos no JusBrasil e até mesmo a realização de palestras em instituições públicas e privadas.
PH citou aspectos do novo Provimento 205/21, que agora expressa a autorização do uso das redes sociais como veículo de publicidade. “O provimento é um dos mais permissivos. Ele regulamentou o marketing jurídico, considerando claro as restrições do Código de Ética”.
De acordo com o ministrante, o artigo 39 do Código de Ética e Disciplina é a base que veda a mercantilização da advocacia e prevê a obrigatoriedade de o conteúdo ser informativo ou educativo. “O conteúdo que o advogado ou advogada faz precisa ser sóbrio”, explicou.
Para o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Cadu Siqueira, é vital o bate-papo sobre o tema, tendo em vista que se trata de uma questão carregada de novidades. “O provimento traz inclusive a expressão ‘marketing jurídico’, o que por si só já é inovador”.
“Com isso, a publicidade na advocacia ganhou novos contornos e por essa razão é importante que todos saibam utilizar essas novidades. Havia muita dúvida sobre o uso das redes sociais, mas com a nova regulamentação isso ganha uma segurança maior pois elas são ferramentas para publicizar a imagem do profissional”, disse Cadu.
Para ele, embora o grande avanço, há muito ainda a ser construído, pois a aplicação do novo provimento é muito recente. “Vamos permanecer construindo esses princípios, compreendendo quais os reais limites, principalmente se tratando de exposição para o público, sobretudo da jovem advocacia”, completou Cadu.
O bate-papo, que faz parte da sessão ordinária do CEJA, foi prestigiado pela vice-presidenta da OAB Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, que destacou a importância do debate sobre o assunto, especialmente para a inserção dos jovens advogados e advogadas no mercado.