A Faculdade de Direito da Universidade de Burgos (UBU) foi o cenário do “Encontro Jurídico Internacional: Brasil – Espanha”, que começou no último dia 9, com a participação de advogados pertencentes à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). O objetivo deste encontro é avançar em novos caminhos de cooperação e formação jurídica entre a OAB e a Faculdade de Direito da Universidade de Burgos.
O reitor da Faculdade, Santiago Bello Paredes, destacou que a iniciativa se insere nas ações de internacionalização da Faculdade. “Este é o início de muitas coisas que podem ser feitas, queremos que a Faculdade de Direito de Burgos seja uma porta para a advocacia brasileira rumo ao Direito Espanhol e Europeu, com a ajuda da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse.
A coordenadora do programa e presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SE, Luana Professor, ressaltou o interesse despertado pela possibilidade de criação de licenciaturas e cursos de formação próprios para a advocacia junto à universidade. “E entre as atividades programadas durante a semana, a delegação brasileira assistirá a palestras proferidas por especialistas em Direito Espanhol e da União Europeia, além de participar de uma série de eventos de treinamento”, afirmou.
Um dos destaques do programa será a visita ao Superior Tribunal de Justiça de Castela e Leão, onde o presidente do tribunal, José Luis Concepción, fará uma apresentação. “Além disso, a presidente do Ilustre Colégio Oficial de Advogados de Burgos, Mónica Pérez Villegas, receberá os visitantes e oferecerá uma conferência sobre o sistema judicial espanhol e as particularidades do exercício da advocacia no país”, reforçou Luana Professor.
Advogados brasileiros também participarão do evento inaugural do Mestrado em Acesso à Advocacia e Procuradoria, presidido por Vicente Guilarte Gutiérrez, ex-presidente do Conselho Geral do Poder Judiciário. Para encerrar a semana, Daniel Mitraud, diretor comercial global do Santander Universidades, fará uma apresentação especial na sexta-feira, 13 de setembro.
Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE