Regional de Lagarto promove reunião para discutir a Captação Indevida de Clientela

A Comissão Regional de Lagarto e Região Centro-Sul de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizou nesta quarta-feira, 12, em sua sede, Reunião com a Advocacia para debater a Captação Indevida de Clientela. O encontro contou com a participação de inúmeros advogados e advogadas da região, do presidente da Regional de Lagarto, Alex Sandro Nascimento Conceição; do presidente do Tribunal de Ética, Leão Magno Brasil Junior; e da vice-presidente da Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão e Captação de Clientela, Vivianne Santos Meneses.

De acordo com o presidente da Comissão Regional de Lagarto e Região Centro-Sul de Sergipe, Alex Sandro Nascimento Conceição, o evento foi um marco histórico para a advocacia que integra a Regional de Lagarto tendo em vista que a advocacia está cansada da captação indevida de clientes feita por alguns poucos profissionais da área.

Segundo ele, a reunião foi muito proveitosa porque a OAB pôde ouvir os anseios dos colegas. “Eles relataram de forma objetiva as inúmeras arbitrariedades cometidas por profissionais que infringem constantemente o nosso Código de Ética”, afirmou.

Combate

Alex Sandro ressaltou ainda que é um anseio de toda a classe o combate da captação indevida bem como da OAB. “Essa é uma prática rasteira que vai de encontro ao nosso Código de Ética”, reitera.

O presidente do Tribunal de Ética da OAB/SE (TED), Leão Magno Brasil Junior, ressaltou que os advogados atuantes na cidade de Lagarto e Região reafirmaram seu compromisso com a ética na noite dessa quarta-feira. “É a primeira Regional da OAB a apresentar integrantes para a Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão e Captação de Clientela o que dinamizará a apuração de desvios de conduta em toda a região”, declarou.

Ele disse ainda que na reunião foi possível ajustar os primeiros passos para extinguir condutas de captação de clientela, especialmente as práticas predatórias que se utilizam de captadores contratados com o único fim de abordar pessoas e conduzi-las a profissionais anti-éticos.

Adoção de medidas

“A partir de agora iniciaremos uma aproximação ainda maior com os representantes do Judiciário, do INSS, da Secretaria de Segurança Pública, dos Bancos, dentre outros para discutir e adotar medidas que coíbam as más práticas de captação”, enfatizou.

Leão Magno afirmou também que em outra frente será realizado pela Regional, o mapeamento dos escritórios em atividade na região que não tenham sua comunicação visual em conformidade com a legislação para que se adéquem à norma e identifiquem os profissionais que os compõe.

A vice-presidente da Comissão do Combate ao Exercício Ilegal da Profissão e Captação de Clientela, Vivianne Santos Meneses, revelou que a Comissão se somou aos colegas advogados que atuam na área de abrangência da Regional de Lagarto e Região Centro-Sul, para debater sobre este tema tão sensível e importante para a classe, que é o da captação indevida de clientes.

“Foi gratificante perceber que nossos colegas advogados acreditam na atuação da entidade, como também foi perceptível a preocupação e empenho de todos os envolvidos na salvaguarda das prerrogativas do exercício da advocacia digna. Na reunião foram levantadas questões primordiais para coibir atitudes que, além de violarem sobremaneira o Código de Ética da OAB, vão de encontro com a conduta esperada pelos profissionais os quais, devem preservar em seu labor, uma conduta pautada na honra, nobreza e honestidade”, salientou.

A advogada Andréa Dias Jachum participou e ressaltou a importância do evento. “Quero expressar a minha imensa satisfação de ter participado e contribuído para o primeiro passo no combate e na luta por uma advocacia ética”, enfatizou.