Em combate à violência contra a mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, realizará mais uma ação em busca da concretização da cidadania e da equidade de gênero. Em uma roda de conversa, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE colocará em debate nesta quinta-feira, 9, os desafios da violência sexual contra a mulher.
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM, nos primeiros meses do ano passado, o país registrou 63.090 relatos de agressões de gênero. Em todo o mundo, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde – OMS, uma em cada cinco mulheres com menos de 18 anos já foi vítima de estupro ou de abuso sexual.
No Brasil, segundo dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, em 2015 foram 9,5 estupros por dia. Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira Pessoa, é necessária a busca da prevenção através de ações educativas, tanto na educação formal como na mídia, visto que são instrumentos fundamentais para a mudança.
“O estupro fere a dignidade e a liberdade sexual da mulher. Não bastam as leis, é necessário discutir os encaminhamentos necessários para a mudança de padrões culturais machistas que ainda existem. A sociedade e os poderes públicos precisam buscar alternativas para enfrentar este grave problema que fere o processo civilizatório e nos faz recuar na história”, afirma.
A roda de conversa será realizada às 15 horas, na sala de aula da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.