Mutirão Tamo Juntas divulga atendimento a mulher em situação de violência

Nesta segunda-feira, 7, a Lei Maria da Penha completa 11 anos, mas os números da violência contra mulher no Brasil ainda preocupam. Uma pesquisa divulgada pelo DataFolha no início de 2017, apontou que mais de 500 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no país, representando 4,4 milhões de brasileiras, 9% do total das maiores de 16 anos. Quando contabilizadas as agressões verbais, esse índice sobe para 29%.

Diante deste quadro, iniciativas são criadas com objetivo de munir as mulheres para enfrentar essa situação. É o caso da ONG Tamo Juntas, que promoveu na última sexta-feira, 4, com o apoio da OAB/SE, o seu primeiro Mutirão no Estado. O evento aconteceu na Escola Superior de Advocacia, com intuito de apresentar o trabalho desenvolvido pela organização, que presta assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

A advogada Bruna Menezes, representante da ONG em Sergipe , avalia positivamente o mutirão. “Alcançamos o nosso objetivo, que era atrair profissionais para a construção, aqui em Sergipe, dessa rede multidisciplinar de assistência a mulher. Já nesse encontro inicial, uma assistente social, duas psicólogas e mais uma advogada se uniram ao projeto, que está começando a ser formada no Estado”, destacou.

Bruna Menezes

Para a advogada, é urgente informar as mulheres para que elas possam se defender perante essa ameaça. “Muitas vezes a mulher em situação de violência não sabe que está passando por isso, ela precisa ser instruída e direcionada para ajuda. Nesse sentido, a Tamo Juntas realiza um serviço pedagógico, acolhendo as mulheres e esclarecendo suas dúvidas, mas também buscando justiça para essas mulheres”, ressaltou Bruna Menezes.

O I Mutirão Tamo Juntas reuniu educadoras, psicólogas, assistentes sociais, advogadas e mulheres da sociedade em geral. No encontro foi realizada uma roda de conversa com facilitadoras, onde cada uma expôs suas experiências sobre a rede de atendimento às mulheres em Sergipe, e com a participação ativa do público. Na ocasião, a equipe da ONG também realizou o atendimento voluntário as mulheres, orientando cada caso.

Estiveram presentes no evento, as fundadoras da Tamo Juntas, as advogadas Laina Crisóstomo e Aline Nascimento, a advogada representante da ONG em Sergipe, Bruna Menezes, as promotoras de Justiça do Estado, Luciana Duarte e Gicele Cavalcante, a defensora pública, Richesmy Liborio, a defensora pública e vereadora de Aracaju, Emília Corrêa, a delegada do Departamento de Apoio a Grupos Vulneráveis, Thais Lemos, a presidente da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Glicia Salmeron, as integrantes da Comissão de Direitos da Mulher da OAB/SE, Katia Teles e Marta Andrade, a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Maria Teles, a representante da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da OAB/SE, Niully Campos, e a psicóloga Mariza Lima.