
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reafirmou, na noite desta segunda-feira, 17 de março de 2025, seu papel central na defesa da advocacia e do Estado Democrático de Direito no País com a posse do presidente reeleito Beto Simonetti para o triênio 2025-2028. A solenidade, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reuniu importantes autoridades dos Três Poderes, consolidando a relevância da OAB no cenário institucional e político do Brasil.
Em um discurso bastante aplaudido, o presidente reeleito reiterou o compromisso com a advocacia, a valorização das prerrogativas e a autonomia da Ordem frente a qualquer interferência política. A reeleição de Beto Simonetti representa, na opinião do presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, “a continuidade de uma gestão que tem reafirmado a OAB como uma instituição indispensável ao sistema de justiça e como voz forte na defesa das prerrogativas e do exercício profissional. Ele tem conduzido a Ordem com firmeza e resultados concretos, garantindo vitórias expressivas para a classe e fortalecendo, cada vez mais, a representatividade da advocacia brasileira.”
Nova diretoria da OAB Nacional e autoridades presentes
Ao lado de Beto Simonetti, a nova diretoria da OAB Nacional é composta por Felipe Sarmento (vice-presidente), Rose Morais (secretária-geral), Christina Cordeiro (secretária-geral adjunta) e Délio Lins e Silva Júnior (diretor-tesoureiro). Figuras de destaque no cenário jurídico e político marcaram presença no evento, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Luís Roberto Barroso (presidente do STF), os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Wilson Lima (AM), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, além do presidente da CNBB, cardeal Dom Jaime Spengler, e o presidente do Movimento de Defesa da Democracia (MDA), Rodrigo Jorge de Moraes, demonstrando a importância da advocacia na estrutura democrática do país.

Compromisso com a advocacia e com o Estado Democrático de Direito
Em seu discurso, Beto Simonetti reforçou a independência da OAB e seu papel institucional, reiterando que a Ordem permanecerá firme na defesa das prerrogativas e da advocacia, sem se vincular a qualquer viés partidário. “A OAB seguirá independente, apartidária e comprometida exclusivamente com a advocacia e o Estado Democrático de Direito. Não apoiamos nem nos opomos a partidos ou governantes. Nossa lealdade é com a Constituição”, afiançou.
O presidente também destacou a função essencial da OAB na sociedade e seu compromisso com a democracia. “A Ordem é o escudo da democracia, a voz da cidadania e o bastião das liberdades. A advocacia unida é a melhor defesa da democracia e da justiça social.” Sobre a valorização da advocacia e a defesa das prerrogativas, Simonetti garantiu: “Nosso trabalho seguirá firme na valorização da advocacia e na defesa das prerrogativas profissionais. A OAB está de portas abertas para toda a classe. Vamos continuar avançando, consolidando conquistas e enfrentando os desafios que virão.”
Ele também enfatizou os avanços obtidos pela OAB em sua última gestão, como a garantia, no STF, de que os honorários advocatícios sejam fixados conforme o Código de Processo Civil e a conquista no CNJ do respeito à sustentação oral e a reafirmação da contagem dos prazos processuais. No encerramento de seu discurso, Beto Simonetti fez questão de lembrar o contexto histórico da posse. “Nossa posse acontece na semana em que o Brasil comemora 40 anos de redemocratização, e a OAB sempre esteve à frente desse processo. Seguiremos vigilantes”, concluiu.
Rose Morais destaca protagonismo feminino na OAB Nacional
Além de Beto Simonetti e do presidente Lula da Silva, Rose Morais, empossada secretária-geral da OAB Nacional e primeira advogada nordestina a ocupar esse posto, foi a única outra pessoa a discursar na cerimônia. Ela destacou os avanços da participação feminina na Ordem e a importância de seguir fortalecendo essa representatividade. “Neste mês da Mulher, celebramos os avanços de uma gestão participativa e inclusiva na OAB Nacional. As mulheres se fazem cada vez mais presentes, participando ativamente, defendendo um protagonismo que se reflete no dia a dia da advocacia brasileira.”

Ela também resgatou a luta histórica das mulheres advogadas. “Somos a maioria, mas foi preciso muita luta, com força e a coragem de mulheres como Cléa Carpi, a primeira mulher secretária-geral da Ordem e também a primeira a receber a Medalha Rui Barbosa – maior honraria da advocacia brasileira.” Rose Morais finalizou sua fala enfatizando a necessidade da equidade de gênero e o compromisso da OAB com essa pauta. “Seguiremos juntos, homens e mulheres, honrando e defendendo a advocacia, desbravando caminhos e abrindo espaço para mais mulheres, com o apoio de uma entidade que incentiva e abraça a representatividade feminina em todos os níveis.”

Delegação de Sergipe na Solenidade
A OAB/SE esteve representada na cerimônia por uma comitiva composta por cerca de 40 pessoas, entre membros da diretoria, conselheiros federais e estaduais. Antes da solenidade, a delegação participou de uma missa na Catedral de Brasília. “Foi um momento de reflexão e agradecimento, um momento para pedir as bênçãos divinas e emanar boas energias ao presidente Beto Simonetti e sua diretoria, que iniciam esse novo mandato em um cenário desafiador. Mas ele sabe que pode sempre contar com a advocacia sergipana. Confiamos plenamente em sua liderança, e que ele fará um mandato ainda mais produtivo”, disse Danniel Costa no encerramento do ato religioso.

Confira aqui o recado da secretária-geral da OAB, Rose Morais.
Fotos: Ascom CFOAB
Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE