
Por Danniel Alves Costa | Presidente da OAB/SE
Ser presidente da OAB/SE é uma missão que carrego com orgulho e, ao mesmo tempo, com imensa responsabilidade. Ao iniciar mais um mandato, reafirmo o compromisso inabalável com a advocacia, seus desafios e conquistas. Não foi um caminho fácil até aqui, mas foi um caminho necessário. A advocacia exige representatividade, compromisso e coragem para enfrentar as transformações do nosso tempo – e é isso que continuaremos a oferecer.
Ao longo dos últimos três anos, enfrentamos demandas que testaram nossa capacidade de liderança e união. Neste período, fizemos da OAB/SE um espaço plural e democrático, mas, para garantir que essa essência se mantivesse viva, foi necessário reafirmar sua independência, modernizar a estrutura e fortalecer a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia. Essa luta, que é contínua, nos trouxe até aqui, e seguimos com o mesmo entusiasmo e determinação.
O resultado dessa caminhada é fruto de um trabalho coletivo. A advocacia sergipana demonstrou sua força, garra e capacidade de mobilizar-se em prol de um propósito maior. Ao longo da última eleição, vivemos um processo acirrado, como deve ser qualquer disputa democrática. Enfrentamos desafios, resistimos a ataques e, ao final, vencemos com ética, transparência e compromisso absoluto com a classe. Mas essa vitória não é só minha – é de cada advogado e advogada que acredita que a OAB deve ser, acima de tudo, um espaço de valorização profissional e de respeito a todos.
Agora, é hora de olhar para frente. O mandato que se inicia não é apenas uma continuidade do que construímos até aqui, mas um chamamento à inovação, ao avanço e à modernização da nossa instituição. Precisamos garantir que a OAB continue sendo protagonista nas grandes discussões que impactam a advocacia e a sociedade. Não seremos meros espectadores das mudanças que estão ocorrendo no âmbito do direito e no mercado jurídico – seremos agentes ativos dessas transformações.
Nosso compromisso é com uma advocacia fortalecida, moderna e respeitada. Isso significa continuar a luta pela defesa intransigente das prerrogativas, garantir que o advogado do interior tenha as mesmas condições de trabalho que o da capital, proporcionar mais oportunidades para a jovem advocacia e a advocacia sênior, e de igual modo consolidar a participação das mulheres advogadas em todos os espaços. Ninguém ficará para trás nesta nova gestão!
O fortalecimento da OAB passa, também, por avanços estruturais e institucionais. Temos pela frente a conclusão da nova sede da OAB/SE, um marco para a advocacia sergipana. Além disso, estamos implementando a Escola Superior de Prerrogativas e fortalecendo a Escola Superior da Advocacia (ESA/SE) para garantir que nossa classe esteja sempre atualizada e preparada para os desafios do mercado.
A advocacia não é apenas um conjunto de profissionais com seus desejos e necessidades, é uma força coesa que movimenta a sociedade. Não podemos nos contentar com o mínimo, nem aceitar passivamente as dificuldades impostas pelo sistema judiciário. Precisamos garantir um processo célere e eficiente para que nenhum colega espere meses pela expedição de um alvará, para que um colega do interior tenha sua liminar analisada com a rapidez que a justiça exige.
A OAB/SE também segue atenta às grandes pautas nacionais. A recente tentativa de restringir a sustentação oral por meio de vídeos ou áudios gravados foi um ataque direto às prerrogativas da advocacia. E foi graças à mobilização liderada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que conseguimos reverter essa decisão. Não hesitaremos em levantar nossa voz sempre que a advocacia for ameaçada, seja em Sergipe ou – de braços unidos – em qualquer lugar do Brasil.
Temos desafios pela frente, e eles são gigantes. Mas a advocacia é maior. E, juntos, construiremos uma Ordem cada vez mais forte, conectada e preparada para o futuro. Aproveito a oportunidade para, mais uma vez, agradecer a confiança da classe. Saberei seguir honrando a oportunidade de liderar a advocacia sergipana, defendendo a classe e a instituição. Este é um desafio que abraço com convicção, energia e a certeza de que só vencem aqueles que lutam. E nós lutaremos todos os dias, para honrar a confiança que nos foi depositada.