OAB/SE e Conselho Federal assinam ordem de serviço para a construção da nova sede da instituição

O presidente da Ordem dos Advogados da Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Danniel Costa, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Marília Menezes, assinaram nesta quinta-feira, 19, a ordem de serviço para início das obras da construção da nova sede da instituição.

A assinatura aconteceu durante a abertura da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia, no hotel Delmar, na Orla da Atalaia. O presidente da OAB/SE falou da sua alegria em poder iniciar a construção da nova sede da Seccional, um espaço moderno e que atenderá melhor as necessidades da advocacia sergipana.

“Esta assinatura é mais um passo concreto rumo à construção da nova sede da OAB/SE, além de representar as diversas pontes que construímos ao longo da gestão. Quando a atual sede da Ordem se tornou a casa da nossa advocacia, tínhamos menos de um terço de advogados inscritos na nossa seccional. Hoje, os mais de 16 mil advogados precisam de um espaço mais amplo. Por isso, dialogamos com diversos atores para que essa necessidade fosse atendida. Recebemos a doação do terreno do governo do Estado, asseguramos os recursos junto ao Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados e do Conselho Federal da OAB. Agora, daremos início, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, à primeira etapa desta obra que representa uma nova fase na história da advocacia sergipana, do jeito que ela precisa e merece”, afirma.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destaca que uma parceria foi firmada com Seccional Sergipe para tornar o sonho da nova sede, realidade. “O Conselho Federal se consorciou com a OAB/SE nesse projeto e destinará valores acima de R$ 5 milhões para que possamos fazer a nova Casa da Cidadania desse Estado, a sede da OAB/SE. Um espaço grandioso como a advocacia de Sergipe”, enfatiza.

“Celebramos um marco importante para a advocacia sergipana, um momento que representa mais do que uma obra física, é um compromisso com o futuro da nossa classe e reforça nosso compromisso em fortalecer as estruturas que apoiam nossos advogados e advogadas. A nova sede será um espaço de acolhimento, serviços, e principalmente, de valorização da nossa advocacia. Seguimos trabalhando juntos, com foco em um futuro mais forte e mais unido”, afirmou a presidente da CAASE, Marília Menezes

Nova sede

A nova sede, que será construída no Centro Administrativo, é fruto da união de esforços entre o Conselho Federal da OAB, a OAB/SE, a CAASE, o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e o Governo de Sergipe.

A obra da nova sede será dividida em duas etapas: a primeira contemplará a construção da recepção e do auditório, incluindo também o estacionamento, a fundação, o muro e a guarita de segurança. A segunda etapa terá quatro pavimentos e vai contemplar a sede da OAB/SE e da CAASE com plenário, miniauditórios, salas de reunião, coworking e toda a estrutura necessária para a advocacia.

A previsão é que a primeira etapa seja concluída em até 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, e a segunda etapa tem previsão de 24 meses para conclusão. O terreno para a construção da nova sede, situado no Centro Administrativo, no bairro Capucho, foi doado pelo Governo do Estado. Os recursos para a execução da primeira fase da obra da nova sede estão sendo disponibilizados pelo Conselho Federal da OAB.

O presidente da OAB/SE adianta que a advocacia poderá acompanhar todas as etapas da obra através do Portal da Transparência. “Lá estarão disponíveis todas as informações da obra, o projeto, os orçamentos, fotos e todos os gastos. Dessa forma a OAB/SE reafirma seu compromisso com a participação ativa da advocacia em todos os atos da gestão, preservando os princípios da transparência e da publicidade”, assegura Danniel.

Palácio da Cidadania

Com a construção da nova sede, o Palácio da Cidadania continuará preservado e funcionando, contando a história da advocacia sergipana. Tombado em 1989, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Sergipe, o casarão engloba atualmente o Memorial da Advocacia Sergipana, criado pela Ordem. Aberto às visitas guiadas, o museu dispõe de diversos documentos, atas, mobílias, ambientes e arquitetura que retratam a história da advocacia e do Estado.

No local, o atual plenário da OAB/SE será utilizado pela Escola Superior da Advocacia (ESA), que contará ainda com uma sala de aula e os seus setores administrativos. Na sede histórica serão ofertados à advocacia alguns serviços médicos fornecidos pela CAASE.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE