OAB/SE recebe exposição Colcha-Denúncia Mulheres Vivas e reforça combate ao feminicídio

Obra reúne 181 nomes de vítimas e transforma bordado em instrumento de memória, denúncia e conscientização

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa do Direito da Mulher (CDDM), recebe, no Salão Nobre da instituição, a exposição Colcha-Denúncia Mulheres Vivas, iniciativa que transforma a arte do bordado em um manifesto coletivo contra a violência de gênero e o feminicídio. Aberta à visitação pública por 15 dias, a exposição convida a advocacia e a sociedade a refletirem sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres e da mobilização coletiva para mudar essa realidade.

Idealizada e coordenada pela artista e professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Olinda Evangelista, a Colcha-Denúncia reúne 181 nomes de mulheres vítimas de feminicídio, bordados em 111 retalhos de tecido vermelho. Com três metros de comprimento por dois de largura, a obra foi confeccionada coletivamente por 70 pessoas, sendo 66 mulheres e quatro homens.

Mais do que uma expressão artística, a colcha representa um chamado à memória, à solidariedade e à ação. Cada nome bordado remete a uma vida interrompida e evidencia a urgência de combater a violência doméstica e familiar, além de todas as formas de violência contra mulheres e meninas. A proposta do projeto é circular por diferentes espaços, ampliando o alcance da denúncia e sensibilizando a população para a gravidade do feminicídio.

Defesa das mulheres

Receber a exposição reafirma o compromisso institucional da OAB/SE com a defesa dos direitos das mulheres. Essa atuação também se manifesta em iniciativas como a implantação do Banco Vermelho na praça do Mini Golf, símbolo internacional da luta contra o feminicídio, e nas ações desenvolvidas pela OAB para promover conscientização e fortalecer o enfrentamento à violência de gênero.

Para a presidente da OAB/SE, Edênia Mendonça, iniciativas como essas reforçam a responsabilidade da instituição diante de uma realidade que exige ações permanentes.

“Receber a exposição Mulheres Vivas é reafirmar que a OAB Sergipe não se omite diante da violência contra as mulheres. Precisamos dar visibilidade a essa realidade, promover a conscientização e fortalecer iniciativas de prevenção e combate ao feminicídio. A defesa da vida e da dignidade das mulheres é uma responsabilidade de todos”, destaca Edênia.

A presidente da Comissão de Defesa do Direito da Mulher, Laila Leandro, ressalta a importância da mobilização contínua e do engajamento social.

“A atuação da Comissão é permanente, porque o enfrentamento à violência contra as mulheres não pode se limitar a campanhas pontuais. Precisamos envolver toda a sociedade, fortalecer a rede de proteção e não naturalizar essas mortes. Combater a violência doméstica e o feminicídio é um compromisso coletivo”, afirma Laila.

Visitação pública

A OAB/SE convida a advocacia e toda a sociedade a visitar a Colcha-Denúncia Mulheres Vivas, no Salão Nobre da instituição, e conhecer de perto essa manifestação de memória, resistência e luta pela vida das mulheres. A exposição permanecerá na OAB/SE por 15 dias.

Horários de visitação:

  • Segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Sexta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Por Innuve Comunicação

Ascom OAB/SE