A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) marcou presença, nesta sexta-feira, 24, na abertura do 10º Fórum Jurídico dos BRICS, um dos mais relevantes espaços de diálogo jurídico internacional. A comitiva sergipana foi composta pelo presidente Danniel Alves Costa, pela secretária-geral Andrea Leite e pela conselheira federal e secretária-geral do CFOAB, Rose Morais.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, destacou a importância do diálogo e da construção coletiva de soluções para os desafios contemporâneos.
“Novas formas de poder exigem ainda mais solidariedade. Só a cooperação entre as nações poderá trazer inspiração para novos caminhos de um mundo mais justo e solidário”, afirmou Simonetti.
O evento reuniu presidentes de seccionais da OAB, além de representantes dos países membros do BRICS, lideranças jurídicas e autoridades públicas, para debater temas globais estratégicos, fortalecer a cooperação internacional e reafirmar o papel do Direito na promoção da paz e da justiça.
Em seu pronunciamento, o presidente da Ordem dos Advogados da Índia, Prashant Kumar, ressaltou a força do Direito como base civilizatória. “O direito não é só um instrumento. O direito é a arquitetura da civilização”.
A vice-presidente da Sociedade de Direito da China, Yiqin Pan, reforçou a relevância do multilateralismo e da construção conjunta de uma nova governança global. “O futuro está em nossas mãos. A cooperação no âmbito dos países BRICS encontra-se em uma etapa crucial de transição e desenvolvimento. A história nos mostra que o multilateralismo corresponde ao anseio dos povos e à tendência dos tempos. A comunidade jurídica dos países BRICS deve erguer bem alto a bandeira do multilateralismo, defendendo os princípios de consulta, construção e compartilhamento, preservando o sistema internacional com as Nações Unidas como o núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional”, enfatizou.
De acordo com o presidente da OAB Sergipe, Danniel Alves Costa, a presença da seccional no Fórum foi muito importante, notadamente pela presença da secretária-geral Andrea Leite.
“Agradeço ao Presidente Beto Simonetti pela convocação. Participar deste fórum é uma oportunidade valiosa para colaborar ativamente no desenvolvimento da advocacia brasileira e fortalecer a cooperação internacional entre as nações. No âmbito da nossa secretaria-geral, levamos para Sergipe ideias importantes sobre governança e tecnologia que irão inspirar ações na gestão da Seccional”, destaca.
O Fórum Jurídico do BRICS reafirma o compromisso da advocacia e das instituições jurídicas dos países participantes com a paz, a justiça e o fortalecimento do Estado de Direito como pilares para a construção de um futuro comum, solidário e sustentável.
Ascom OAB/SE