OAB/SE promove Colóquio e Exposição em homenagem ao Centenário de Silvério Fontes

Uma noite repleta de história, homenagens e recordações. Assim foi o Colóquio em comemoração ao Centenário de Silvério Fontes, realizado na última quinta-feira, dia 8, no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). O evento faz parte das celebrações dos 90 anos da instituição.

O Colóquio foi dividido em cinco eixos: Silvério Advogado; Professor de História e Filósofo; Professor de Direito; Religioso e Defensor dos Direitos Humanos; e Militante Sindical. Cada eixo foi apresentado por estudiosos e pessoas que fizeram parte da vida do intelectual e que o homenagearam como membro honorário vitalício da OAB/SE.

Advogados, amigos, familiares e admiradores participaram do evento e se emocionaram ao relembrar a trajetória e o legado deixado por Silvério. O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, destacou a valiosa contribuição de Silvério para a advocacia e a sociedade sergipana.

“Silvério foi historiador, professor, presidente da OAB/SE, membro da Academia Sergipana de Letras e dedicou sua vida a construir um estado cada vez mais crítico e justo. Estamos aqui para reconhecer, valorizar e celebrar seu legado, mas, principalmente, para seguir evoluindo, mantendo essa instituição em destaque e com o protagonismo que ela merece”, afirmou.

Na oportunidade, o ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB/SE, Clovis Barbosa, foi condecorado com a medalha Silvério Fontes. Clovis é um grande admirador da história de Silvério e foi um dos idealizadores das comemorações em homenagem ao seu Centenário.

“Não havia outro lugar nem outra pessoa que tivesse a honra de receber, de forma inédita, a primeira medalha Silvério Fontes. A justiça concede essa medalha a Clovis, e a história permite que ele viva esse momento e possa contar às futuras gerações a influência de Silvério ao longo de sua trajetória”, afirmou Costa.

Emocionado, Clovis relembrou a trajetória de Silvério e ressaltou a grande contribuição deixada na cultura sergipana e jurídica, especialmente no desenvolvimento da Ordem. “Um homem político, progressista, que sempre esteve ao lado dos acontecimentos históricos de Sergipe e do Brasil. Para mim, é uma honra ter no peito essa medalha que leva o nome de um homem com quem tive a satisfação de conviver por muitos anos, vivenciando momentos que considero históricos. A OAB/SE está fazendo uma justa homenagem a Silvério, e eu agradeço por receber essa honraria”, destacou.

Exposição

Após o Colóquio, foi inaugurada a Exposição Itinerante do Centenário de Silvério Fontes, no Salão Nobre da OAB/SE. A mostra apresenta fotos, registros e objetos pessoais da família, contando a história do professor, filósofo, jurista, historiador e militante. A exposição percorrerá universidades e as regionais da OAB/SE até o final deste ano.

Para a família de Silvério, é muito importante que a OAB/SE resgate a história de lutas e o legado deixado para a advocacia. “Meu avô foi um professor que lutou pelos direitos humanos em uma época difícil, além de advogado e presidente da OAB/SE. Um homem que enfrentou muitas dificuldades para lutar pelo que acreditava, pelos valores que tinha, sempre buscando contribuir com a sociedade. Vê o reconhecimento do legado dele, nos deixa muito orgulhosos e felizes”, ressalta Carol Fontes, neta de Silvério.

Silvério Fontes

Natural de Aracaju, José Silvério Leite Fontes nasceu em 6 de abril de 1925. Foi professor do ensino médio e superior, tornando-se referência na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, onde ensinou Ética Jurídica e foi responsável por implementar a prática forense, algo raro para a época.

Silvério foi presidente da OAB/SE entre os anos de 1987 e 1988. Autor de diversos textos importantes, membro da Academia Sergipana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, espaços nos quais colaborou na preservação e no debate da memória sergipana.

Por Innuve Comunicação

Ascom OAB/SE

Deixe um comentário