Atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementará, a partir do dia 9 de setembro, o Guichê Virtual como canal oficial de atendimento à advocacia em Sergipe. A medida tem como objetivo aprimorar o atendimento aos profissionais da área, proporcionando mais comodidade e agilidade na prestação dos serviços.
Por meio do Guichê Virtual, será possível realizar solicitações, esclarecer dúvidas, obter informações processuais e encaminhar documentos sem a necessidade de deslocamento até uma agência física.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SE, Ramon Cavalcante, destaca que, com a implantação do Guichê Virtual, a advocacia, que anteriormente contava com atendimento prioritário apenas em dois dias da semana, passará a ter atendimento remoto disponível diariamente.
“A implementação do Guichê Virtual é mais uma vitória da advocacia, especialmente a previdenciária, que passará a contar com atendimento remoto todos os dias no INSS. Esse grande avanço permitirá que os profissionais realizem seu trabalho com mais comodidade e trará maior celeridade aos processos administrativos previdenciários dos segurados e assistidos. O advogado que já tiver atendimento presencial prioritário agendado continuará sendo atendido normalmente”, esclarece.
As unidades Aracaju Ivo do Prado e Aracaju Siqueira Campos terão seus atendimentos à advocacia descontinuados gradualmente, para que os profissionais migrem para o novo modelo. A partir de 9 de setembro, não serão mais ofertadas vagas de agendamento na unidade Aracaju Ivo do Prado; já na agência Siqueira Campos, a suspensão ocorrerá a partir de 9 de outubro.
Agendamento
O atendimento pelo Guichê Virtual ocorrerá todos os dias da semana, por videoconferência, através da plataforma Microsoft Teams, mediante agendamento prévio, que deverá ser realizado exclusivamente por meio do Sistema de Agendamento da Advocacia (SAG).
É vedada a transferência de procuração ou substituição por outro profissional que não tenha realizado o agendamento. Cada atendimento terá duração máxima de 20 minutos.
Segundo o INSS, a capacidade de atendimento aos advogados(as) por meio do Guichê Virtual está alinhada à estrutura operacional da Gerência Executiva local, responsável pela gestão em sua área de abrangência. Cada gerência atenderá exclusivamente os profissionais residentes em sua jurisdição.
Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE